A Original Wine

Somos apaixonados por nossos vinhos biodinâmicos, orgânicos, naturais e sustentáveis; e não estamos interessados ​​em te passar uma definição rígida sobre eles, muito pelo contrário. Queremos apenas descomplicar e te trazer vinhos deliciosos e bons para beber. Mas claro que vamos fornecer o máximo de informação possível sobre como eles são feitos e como suas uvas são cultivadas, sobre seu terroir e a história que eles representam. E acima de tudo queremos oferecer vinhos puros de verdade e saudáveis para você. ​

Muitos enófilos acreditam que todos os vinhos fazem bem para sua saúde mas infelizmente não é bem assim. Grande parte dos vinhos vendidos por aí contém: leveduras sintéticas (organismos modificados geneticamente), "potenciadores de cor", conservantes em excesso, açúcar refinado, acidificantes, taninos em pó, estabilizantes químicos, corante mega roxo ™, "essência de carvalho" entre outras substâncias. São mais de 200 produtos listados pela ANVISA e permitidos no cultivo das uvas e no vinho. É isso mesmo! Aquele vinho que deveria ser naturalmente benéfico em muitos casos é um produto industrializado sem vida, cheio de química e manipulado para te agradar e vender mais.

Então o que estávamos bebendo? Tudo menos vinho de verdade feito apenas de uva.

E por isso criamos a ORIGINAL WINE, para te trazer algo diferente dos vinhos industrializados feitos em massa e sem personalidade. Temos rótulos excelentes feitos por pessoas que se importam profundamente com o que fazem, que respeitam a identidade da uva e a natureza. Além disso, não contam com aditivos para padronizar o vinho, esconder defeitos, te agradar e te fazer comprá-los a todo custo. Não se contente com isso! 

Nossos vinhos têm o sabor e a vitalidade que apenas um produto sincero e saudável pode ter. Você sentirá a diferença e a emoção dentro da garrafa desses vinhos de verdade. Experimente e descubra qual harmoniza com você!



                   Vídeo publicado em 21 de jun de 2016 no canal do Youtube "Por Trás Da Kg"


Os Vinhos Biodinâmicos

A biodinâmica no vinhedo parte do cultivo orgânico das uvas e vai além. A ideia é tornar a vinha uma operação biologicamente ativa e auto sustentável. Baseados nos ensinamentos do filósofo alemão Rudolph Steiner, esses produtores procuram trabalhar em sintonia com os ritmos naturais da terra e movimento dos astros. O conceito é ver a agricultura como um sistema interconectado e parte de um fluxo de energia. O plantio, poda e colheita são todos feitos sem pesticidas, herbicidas e de acordo com as fases da lua e estações do ano.

Algumas técnicas biodinâmicas podem soar piegas e ter um ar esotérico como enterrar um chifre de vaca cheio de estrume no vinhedo. Mas é apenas o retorno aos caminhos de nossos avós, a um tempo sem tantas manipulações tecnológicas na terra e sem os produtos químicos que a empobrecem.

Os viticultores que adotam a biodinâmica afirmam que suas vinhas são mais saudáveis ​​e mais produtivas. Cultivam as uvas contrariando a monocultura e integrando a videira ao meio ambiente onde tudo e todos vivem em harmonia. Assim como as marés as plantas também têm seus ciclos determinados pelos ritmos da natureza, que quando respeitados geram plantas e frutos mais saudáveis.

A elaboração do vinho também requer cuidados especiais como obter a fermentação apenas com leveduras da própria uva e o homem deve intervir apenas quando necessário e de maneira consciente. 

A filosofia é muito interessante e coerente e os vinhedos biodinâmicos podem ter um selo de certificação cedido pelo instituto responsável que é o Demeter International. Basicamente se a uva é saudável e equilibrada fará um vinho saudável e equilibrado. Simples assim!

Esses vinhos são fabulosos e contamos aqui com dois nomes de peso para ninguém colocar essas práticas em questão: Romanee-Conti e La Coulee de Serrant. Encontre um vinho biodinâmico para chamar de seu e viva essa experiência.


Os Vinhos Orgânicos

Seguindo a tendência dos alimentos e de outros produtos, os vinhos orgânicos estão em alta devido ao crescente interesse dos consumidores preocupados com a saúde e com a natureza. Dizer "vinho orgânico" é apenas uma forma prática de identificá-los porém quem realmente recebe a classificação orgânica é o vinhedo e as uvas.

Contudo, no vinhedo orgânico o vinho é feito com uvas que não tiveram contato com agrotóxicos como pesticidas, herbicidas e fertilizantes sintéticos. Utilizam apenas produtos naturais contra pragas e a prioridade é a saúde do solo. Aliás, solos ricos em materiais orgânicos e com sua biodiversidade preservada são vivos, duradouros e capazes de prover nutrientes complexos às videiras. Resumindo, o cultivo orgânico mantém a sanidade do terreno, das uvas e consequentemente do vinho. 

É uma das práticas mais comuns e viáveis atualmente. De certa forma o cultivo orgânico é uma volta ao passado antes da agricultura baseada em agrotóxicos ser implementada após a Segunda Guerra Mundial.  A adição de sulfitos na vinificação também é controlada e cada país tem um limite. Contudo, os "vinhos orgânicos" podem ter origem em um vinhedo orgânico e/ou uma vinificação orgânica.

Nada como tomar um vinho que faz bem para você e para o planeta. Nós merecemos um futuro melhor repleto de vinhos excelentes, para sempre.


Os Vinhos Naturais

O princípio do vinho natural é fazê-lo com a mínima intervenção humana onde o vinhateiro é apenas o condutor do processo. Mas o termo natural se refere à vinificação sendo que o cultivo de suas uvas pode ser orgânico ou biodinâmico. As uvas são colhidas manualmente e não sofrem manipulação grosseira. As leveduras são selvagens, não fazem tratamentos químicos na videira nem no vinho, não adicionam insumos enológicos para cor e aromas e a filtração é baixa ou inexistente. Não utilizam práticas como correção de acidez, cones de fiação para remoção do álcool, micro-oxigenação para acelerar o envelhecimento nem chaptalização. Sem ajustes, o vinho é original e único. 

Mas o processo de vinificação depende da natureza e da sensibilidade do produtor, e quando ele é responsável e competente seu vinho se torna a expressão genuína do terroir e de si mesmo. 

Esses vinhos seguem seu curso naturalmente e se afastam dos estilos homogêneos e da falta de individualidade. A maioria dessas garrafas são bem diferentes das encontradas nas lojas ou supermercados por aí e portanto não se assuste se um dia encontrar vinhos turvos, com colorações e aromas inéditos. Aliás, nada aqui é “fake” nem maquiado e as características únicas de cada garrafa são puro charme. Esse personalidade única é apaixonante.

Então chega de mesmice, tome um vinho autêntico como você e surpreenda-se a cada gole. Você merece! 


Os Vinhos Sustentáveis

A sustentabilidade na vitivinicultura diz respeito a práticas ecologicamente corretas, economicamente viáveis e socialmente responsáveis, ou seja, pretende aliar o desenvolvimento econômico e social com a correta utilização do meio ambiente e assim nortear as atividades comerciais. 

Os viticultores que praticam a sustentabilidade priorizam a preservação do meio ambiente dentro de sua propriedade, conservando a água e a energia utilizando sempre recursos renováveis.

Sustentabilidade é hoje a grande tendência mundial, ou seja, uma prática que realmente pode fazer a diferença. Enquanto os vinhos orgânicos/biodinâmicos/naturais pertencem a nichos economicamente mais restritos e pouco abrangentes em suas práticas, a sustentabilidade permite a produção de vinhos com preços mais acessíveis ainda mantendo a preocupação com futuro do meio ambiente e com a população do planeta.